Colaboração com a pesquisa de Pós Doutorado da profa. Dra. Camila Graciella Santos Gomes, diretora do CEI, que pretende avaliar os efeitos da capacitação de cuidadores para a intervenção intensiva no desenvolvimento de crianças com autismo.

Título do Projeto: Capacitação de cuidadores para a intervenção comportamental intensiva em crianças com autismo

Descrição: O autismo é um transtorno que acomete a sequência e a qualidade do desenvolvimento infantil provocando alterações graves na interação social, na comunicação e nos comportamentos da criança afetada, com início dos sintomas antes dos três anos de idade. É o terceiro maior distúrbio da infância e não tem cura, porém intervenções precoces e intensivas, fundamentadas em análise do comportamento, têm demonstrado efeitos significativos no desenvolvimento de crianças com esse diagnóstico. No Brasil não existem estudos publicados descrevendo os efeitos desse tipo de intervenção no desenvolvimento de crianças brasileiras com autismo. A explicação para isso pode estar relacionada ao custo financeiro da intervenção, que requer muitas horas semanais de estimulação, realizadas por profissionais especializados. Uma alternativa seria a capacitação de cuidadores (pais, parentes ou empregados) para a realização desse tipo de intervenção. O objetivo desse estudo é verificar os efeitos da capacitação de cuidadores para a intervenção intensiva e precoce, fundamentada em análise do comportamento, no desenvolvimento de crianças com autismo. De maneira específica pretende-se: capacitar os cuidadores em princípios de análise do comportamento; planejar, estruturar e orientar a intervenção analítico-comportamental dos cuidadores com as crianças com autismo; e avaliar o desenvolvimento das crianças com autismo, antes e após a intervenção. Esse estudo pode ser importante para ampliar as investigações a respeito da aplicação da análise do comportamento no tratamento precoce do autismo, no contexto brasileiro.