Intervenção intensiva com bebês
(de 0 a 3 anos de idade)

Intervenção domiciliar destinada a capacitar pais e cuidadores a estimular de maneira adequada e suficiente seu bebê com diagnóstico ou suspeita de autismo, deficiência intelectual ou atraso global no desenvolvimento.

Intervenção intensiva com crianças
(acima de 3 anos de idade)

Intervenção domiciliar destinada a capacitar pais e cuidadores de crianças com autismo ou com deficiência intelectual a estimular todas as áreas do desenvolvimento de maneira intensiva, ensinado habilidades variadas, como a escovação de dentes, o banho, a alimentação, comportamentos que são requistos para o aparecimento da fala, assim como àqueles necessários à aprendizagem escolar e à convivência social.

Ensino de leitura, escrita e matemática

Destinado a ensinar habilidades de leitura, escrita e matemática a crianças com autismo e com deficiência intelectual que apresentam dificuldades em aprender pelos métodos de ensino convencionais e que necessitam de procedimentos alternativos de ensino.

Suporte à escolarização inclusiva

Intervenção escolar destinada a auxiliar às escolas comuns no processo de escolarização inclusiva de alunos com autismo e com deficiência intelectual.Os profissionais do CEI observam a criança na escola, orientam a equipe escolar, auxiliam na adequação curricular, metodológica e na elaboração do PDI.

Intervenção com jovens e adultos

Destinado a capacitar pais e cuidadores de jovens e adultos com autismo e com deficiência intelectual a explorar as diversas possibilidades que o ambiente natural oferece para aumentar a ocupação, a independência e a participação social dessas pessoas. Além disso, quando possível, os profissionais do CEI orientam a preparação, a entrada e a permanência do adulto no mercado de trabalho.

Circo

O ambiente criativo e mágico do circo é palco para estimular socialmente e sensorialmente crianças com autismo e com deficiência intelectual, inseridas em grupos compostos também por crianças típicas. Esse programa é uma parceria entre o CEI e o Circo Banana Caturra, coordenado pela professora de circo e educadora física Deborah Lisboa e pela terapeuta ocupacional Analice Dutra Silveira.

Intervenção à distância

Esse programa é destinado a dar suporte ao tratamento de pessoas com autismo e com deficiência intelectual que não residem na cidade de Belo Horizonte.

Avaliação do desenvolvimento infantil e orientação para a estimulação adequada

Consiste na aplicação de testes e escalas que fornecem informações a respeito do desenvolvimento da criança. Esses testes indicam se há atraso no desenvolvimento da criança, quais áreas estão atrasadas e qual é o tamanho do atraso. Com essas informações é possível planejar o tratamento adequado às necessidades da criança, evitando o desperdício e a perda de tempo.