CEI – Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano

O Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano (CEI Desenvolvimento Humano) é uma instituição de caráter educacional que tem suas ações voltadas para a promoção do desenvolvimento máximo de pessoas com autismo e com deficiência intelectual, assim como de seus cuidadores (pais, parentes, babás, educadores, entre outros). O Centro iniciou o seu funcionamento formalmente em abril de 2013, porém suas atividades já eram desenvolvidas por suas fundadoras há mais de uma década.

Dois eixos norteiam o nosso trabalho: “estudos” e “intervenção”. No eixo “estudos” o Centro contribui com o desenvolvimento de pesquisas de caráter científico, em parceria com outros centros de pesquisa, tendo como foco a população de pessoas com autismo e com deficiência intelectual. Além disso, o Centro oferece oportunidades para que pais, educadores, professores, estagiários e cuidadores em geral, possam aprender conosco estratégias efetivas de ação com essa população.

No eixo “intervenção” o Centro desenvolve ações para melhorar o desenvolvimento de pessoas com autismo e com deficiência intelectual. A nossa meta é favorecer o desenvolvimento máximo dessas pessoas para que elas possam estar verdadeiramente incluídas na sociedade. Para isso, temos basicamente duas maneiras de trabalho; ou a intervenção ocorre diretamente com a pessoa com autismo ou com deficiência intelectual, ou a intervenção acontece com os cuidadores dessas pessoas (pais, parentes, babás, professores e demais educadores).

O CEI Desenvolvimento Humano possui programas variados para atender às diversas demandas de pessoas com autismo e com deficiência intelectual, assim com de seus cuidadores. Explore a nossa página e entre em contato conosco para uma conversa!

Dra. Camila Graciella Santos Gomes

Graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Mestre (2007) e Doutora (2011) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos.Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Docente da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Diretora do CEI Desenvolvimento Humano. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (MCTI/CNPq/FAPESP/CAPES). Autora dos livros: “Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo” e “Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo: Manual para Intervenção Comportamental Intensiva”. Atua nas áreas de Análise do Comportamento Aplicada e Educação, com ênfase em Educação Especial, principalmente nos seguintes temas no âmbito do autismo: aprendizagem, Intervenção Comportamental Intensiva (terapia ABA), intervenção precoce, capacitação de cuidadores, escolarização inclusiva, ensino de habilidades básicas, leitura e matemática.Trabalha com pessoas com autismo e com deficiência intelectual desde 2000.

Ma. Analice Dutra Silveira

Analice: Graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2004). Especialista em Desenvolvimento Infantil (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra (2013) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Autora do livro “Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo: Manual para Intervenção Comportamental Intensiva”. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, principalmente nos seguintes temas: autismo, deficiência intelectual, intervenção intensiva na infância, aprendizagem, ensino de habilidades diárias, domésticas, sociais e de trabalho e capacitação de cuidadores de pessoas com autismo e deficiência intelectual. Trabalha com pessoas com autismo e com deficiência intelectual desde 2001.