Efeitos do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Capacitação de Cuidadores de Crianças com Autismo

Efeitos do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Capacitação de Cuidadores de Crianças com Autismo
3 anos atrás

O objetivo geral deste estudo foi avaliar a viabilidade do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para a capacitação de cuidadores de  crianças  com  autismo  em  um  contexto  de  Intervenção  Comportamental  Intensiva.  Participaram do estudo 24 crianças com o diagnóstico de autismo, com idades entre 3 anos e 2 meses e 8 anos e 10 meses e seus respectivos cuidadores.  Os cuidadores realizaram as estimulações comportamentais e  intensivas  com  as  crianças  com  autismo  e  foram  capacitados  por  profissionais  especializados,  porém  essa  capacitação  ocorreu  por  meio  do  uso  de  Tecnologias  da  Informação  e  Comunicação,  estando  profissionais  e  cuidadores  em  locais  diferentes.  Os participantes com  autismo  foram  avaliados  antes  e  após a intervenção, por meio de instrumentos padronizados que permitiram medir o desenvolvimento das crianças. Os resultados indicaram a viabilidade do uso dessas tecnologias para capacitar cuidadores e ganhos no desenvolvimento das crianças com autismo.