O CEI DESENVOLVIMENTO HUMANO
O Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano (CEI Desenvolvimento Humano) é uma instituição que tem suas ações voltadas para a promoção do desenvolvimento máximo de pessoas com autismo e outros transtornos do desenvolvimento, assim como de seus cuidadores (pais, familiares, babás, educadores, entre outros). Iniciamos o nosso funcionamento formalmente em abril de 2013, porém nossas atividades já eram desenvolvidas por nossas fundadoras há mais de uma década.
Dois eixos norteiam o nosso trabalho: “estudos” e “intervenção”. No eixo “estudos” o CEI contribui com o desenvolvimento de pesquisas de caráter científico, em parceria com outros centros de pesquisa, tendo como foco a população de pessoas com autismo e outros transtornos do desenvolvimento. Além disso, oferecemos oportunidades para que pais, educadores, professores, estagiários e cuidadores em geral, possam aprender conosco estratégias efetivas de intervenção.
No eixo “intervenção” o CEI oferece serviços de atendimento a pessoas com autismo e outros transtornos do desenvolvimento. A nossa meta é promover o desenvolvimento máximo dessas pessoas para que elas possam estar verdadeiramente incluídas na sociedade. Para isso, temos basicamente duas maneiras de trabalhar; ou a intervenção ocorre diretamente com a pessoa com autismo ou outro transtorno do desenvolvimento, ou a intervenção acontece com os cuidadores dessas pessoas (pais, familiares, babás, professores e demais educadores).
Explore a nossa página, conheça o nosso trabalho e entre em contato conosco para uma conversa!


DRA. CAMILA GRACIELLA SANTOS GOMES
Graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Mestra (2007) e Doutora (2011) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Docente da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Diretora do CEI Desenvolvimento Humano. Analista do Comportamento acreditada pela ABPMC-Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (004/2018). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (MCTI/CNPq/FAPESP/CAPES). Autora dos livros “Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo”, “Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo” e “Ensino de Habilidades de Autocuidados para Pessoas com Autismo”. Atua nas áreas de Análise do Comportamento Aplicada e Educação, com ênfase em Educação Especial, principalmente nos seguintes temas no âmbito do autismo: aprendizagem, Intervenção Comportamental Intensiva (Terapia ABA), intervenção precoce, capacitação de cuidadores, escolarização inclusiva, ensino de habilidades básicas, leitura e matemática. Atua com pessoas com autismo e com deficiência intelectual desde 2000: http://lattes.cnpq.br/2060252495001734

MA. ANALICE DUTRA SILVEIRA
Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2004). Especialista em Desenvolvimento Infantil (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra (2013) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Autora dos livros “Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo” e “Ensino de Habilidades de Autocuidados para Pessoas com Autismo”. Atua nas áreas de Análise do Comportamento Aplicada e Educação, com ênfase em Educação Especial, principalmente nos seguintes temas no âmbito do autismo e da deficiência intelectual: aprendizagem, Intervenção Comportamental Intensiva (Terapia ABA), avaliação do desenvolvimento, intervenção precoce, capacitação de cuidadores, ensino de habilidades diárias, domésticas, sociais e de trabalho. Trabalha com pessoas com autismo e com deficiência intelectual desde 2001.